O Trade Marketing é composto por 4 pilares: sortimento, preço, promoção e visibilidade. Eles não são os clássicos 4 Ps do marketing popularizados por Philip Kotler, embora as duas listas tenham em comum dois itens: preço e promoção.
As visões são diferentes. No marketing, o olhar é, basicamente, o da indústria, de quem fabrica e coloca um produto no mercado e tem que pensar em como fazer isso. No Trade, a visão é mais do cliente, de quem vai vender um produto para o consumidor no PDV.
Por isso não se fala em produto apenas, mas em sortimento, que é uma visão mais ampla de adequação do produto ao ponto de venda de acordo com o público que frequenta o local. Por isso também visibilidade substitui a praça do marketing tradicional. É preciso pensar em como destacar o produto e isso vai além de entender o local onde ele é vendido, até porque uma marca pode ser forte em um lugar e nem tanto em outro.
Os pilares do Trade partem do princípio que o seu cliente precisa ganhar dinheiro com você. É preciso pensar nele primeiro.