No dia a dia eu sempre vejo amigos que estão no mercado com algum produto estocado pensando que basta abrir um e-commerce para sair vendendo para o país inteiro. Não funciona assim.
Quem quer começar a vender pela internet precisa saber por onde começar. Hoje, os marketplaces como Amazon, Americanas e Mercado Livre, entre outros, são ótimos lugares para vender se você não tem uma grande estrutura de divulgação e logística.
Quem abre um e-commerce precisa pensar que não basta ter um produto para vender. É preciso pensar em divulgação para atrair clientes e, antes disso, investimento em tecnologia para estruturar o site e realizar todas as integrações necessárias.
O grande investimento, porém, é a logística. Hoje a entrega é fundamental para o sucesso de quem vende pela internet. Então, se você tem um produto regionalizado, é melhor utilizar o que o mercado oferece e optar por um marketplace.
Mas se você está pensando em expansão com foco no digital, aí sim o e-commerce é o caminho, principalmente se você transformá-lo em um direcionador de vendas para o seu cliente. Hoje grandes redes usam suas lojas físicas como estoque e com isso conseguem atingir mais regiões do país entregando compras feitas pela internet com mais rapidez.
Antes de investir, pense bem.